Os 10 principais símbolos encontrados em diagramas elétricos

Estamos vivendo uma fase complicada na economia do país, e consequentemente, no mercado de trabalho. Conhecimento sempre foi um fator determinante para uma vida profissional invejável. Além do mais, com as facilidades tecnológicas atuais, a aquisição de conhecimento se torna cada vez mais necessária para várias profissões.

Na área de elétrica não é diferente, novos dispositivos são desenvolvidos a todo momento, com mais funções, praticidade, automação…  Por esta razão, tornam-se necessários conhecimentos específicos como, por exemplo, o de Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos (LIDE).

Neste artigo vamos tratar de algumas simbologias de dispositivos elétricos comumente utilizados pelos profissionais da área.

Componentes, simbologia e descrição

 

1. Botoeira

Botoeira símbolos encontrados em diagramas elétricos

Botoeiras são dispositivos de comando, que tem como função estabelecer ou interromper o circuito, a partir de um acionamento manual.

A letra representa dispositivos como Interruptores, seletores. Ex.: Interruptor de controle, botões de pressão, interruptor de fim de curso, seletor interruptor de seleção, contato giratório.

2. Sinaleiro Luminoso

Sinaleiro símbolos encontrados em diagramas elétricos

Sinaleiro luminoso é um dispositivo que tem como função sinalizar, indicar o estado de um circuito elétrico.

A letra representa dispositivos como dispositivos de sinalização. Ex.: Indicadores acústicos e visuais

3. Bobina do contator

Bobina do contator símbolos encontrados em diagramas elétricos

Bobina do contator nada mais é do que um fio de cobre enrolado em fomato espiral. Quando essa bobina recebe uma corrente a mesma produz um campo magnético que movimenta um conjunto de contatos mecânicos. Os contatos podem ser do tipo NA (normalmente abertos) e NF (normalmente fechados).

A letra representa dispositivos como relés, contatores.

4. Fusíveis

Fusíveis símbolos encontrados em diagramas elétricos

Fusíveis são dispositivos conectados ao circuito elétrico que tem como função principal a proteção do circuito contra as sobrecargas da corrente elétrica, evitando possíveis danos ao sistema elétrico, tais como a queima do circuito.

A letra F representa dispositivos de proteção. Ex.: fusível, dispositivo de descarga de sobretensão, pára-raios.

5. Relé térmico

Relé térmico símbolos encontrados em diagramas elétricos

Relé térmico é um dispositivo de proteção de sobrecarga elétrica aplicado a motores elétricos. Este dispositivo de proteção visa evitar o sobre-aquecimento.

A letra F representa dispositivos de proteção. Ex.: fusível, dispositivo de descarga de sobretensão, pára-raios.

6. Contato do relé térmico

Contato do Relé Térmico símbolos encontrados em diagramas elétricos

contator auxiliar é um contato desenvolvido para manobrar os circuitos de comando, intertravamento e sinalização. Não devendo ser utilizados para manobrar cargas em substituição aos contatores de força. NA – Contato normalmente aberto / NF – Contato normalmente fechado.

A letra F representa dispositivos de proteção. Ex.: fusível, dispositivo de descarga de sobretensão, pára-raios.

7. Motor trifásico com rotor gaiola de esquilo

Motor trifásico rotor gaiola de esquilo símbolos encontrados em diagramas elétricos

Motor trifásico com rotor gaiola de esquilo é um motor no qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anéis metálicos nas extremidades.

A letra M representa motores.

8. Disjuntor motor

Disjuntor motor símbolos encontrados em diagramas elétricos

Disjuntores motor são dispositivos de proteção para o circuito principal. Eles combinam controle e proteção do motor em um único dispositivo.

A letra Q representa dispositivos de manobra para circuitos de potência. Ex.: Disjuntor, seccionador.

9. Relé temporizador on delay

Temporizador OnDelay símbolos encontrados em diagramas elétricos

On delay: Quando a bobina de um relé temporizador on delay é energizada (ou no caso de modelos de estado sólido as entradas), os contatos mudam os estados depois do um tempo pré-determinado.

A letra representa elementos binários, dispositivos de retardamento, dispositivos de armazenamento Ex.: Elementos combinados, linha de retardamento, elementos biestáveis, elementos monoestáveis, armazenamento do núcleo, registrador, gravador de discos.

10. Relé temporizador off delay

Temporizador OffDelay símbolos encontrados em diagramas elétricos

Off delay: Quando a bobina ou entrada de um rele temporizador off delay é energizada, os contatos mudam imediatamente os estados e depois de um tempo pré-determinado voltam para a posição original.

A letra representa elementos binários, dispositivos de retardamento, dispositivos de armazenamento Ex.: Elementos combinados, linha de retardamento, elementos biestáveis, elementos monoestáveis, armazenamento do núcleo, registrador, gravador de discos.

Conclusão

Esse é apenas o começo das várias informações que você pode adquirir no Método LIDE. Por isso prepare-se, você ainda tem muitos símbolos e componentes para conhecer.

Temos muitas informações importantes sobre Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos (LIDE)

Fonte: https://www.saladaeletrica.com.br/os-10-principais-simbolos-encontrados-em-diagramas-eletricos/

Os 10 principais símbolos encontrados em diagramas elétricos
Avalie este artigo

Related posts:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge