Como fazer aterramento elétrico residencial passo-a-passo

aterramento elétrico residencial é fundamental em qualquer residência, pois um aterramento bem feito, oferece segurança para as pessoas que vivem na residência, além de proteção para os seus bens. Então neste artigo iremos mostrar um passo-a-passo sobre como fazer um aterramento elétrico residencial.




Veja algumas funções de um aterramento elétrico residencial!

1 –  O aterramento Protege o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, onde o aterramento elétrico funciona como um caminho alternativo para escoar a corrente elétrica para terra.

2 – Outra função do aterramento é descarregar as cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

3 – O aterramento também facilita o funcionamento dos dispositivos de proteção, como os fusíveis e disjuntores, ajudando através da corrente desviada para a terra.

 

Materiais necessários para fazer um aterramento elétrico residencial

1 – Caixa de inspeção para aterramento.

2 – haste de cobre para aterramento.

3 – Cabo elétrico na cor verde amarela ou verde, conforme a ABNT 5410.

4 – Eletroduto plástico rígido.

5 – Conector para haste de aterramento.

6 – Um pouco de brita

7 – Ferramentas (enxada, colher de pedreiro, chave de boca, estilete, entre outros.)

 

Passo-a-passo – como fazer um aterramento elétrico residencial

O passo-a-passo é bem simples e fácil de fazer, acompanhe e veja todos os detalhes. Não esqueça de que um aterramento mal feito também não funcionará corretamente.




 

Primeiro passo – Instalar o eletroduto plástico

O primeiro passo para fazer um aterramento elétrico residencial é instalar o eletroduto plástico rígido, para isso, é preciso abrir uma vala no chão e na parede, por onde vai passar o eletroduto. A vala aberta deve fazer a ligação entre o local onde vai ser feito o aterramento e o quadro de distribuição. Limpe bem a vala e depois monte o eletroduto plástico ao longo da vala.

Segundo passo – Instalar a caixa de inspeção

Para instalar a caixa de inspeção (também conhecido como balde de aterramento), você vai precisar escavar um buraco com as dimensões da caixa de inspeção que você possui ou vai comprar. Após escavar o buraco, insira a caixa dentro do buraco.

Agora você deve conectar o eletroduto a caixa de inspeção. Passe o eletroduto pelo orifício da caixa de inspeção e utilize uma bucha de eletroduto para fixa-los, enrosque-a pelo lado de dentro da caixa de inspeção.

Observação: A entrada do eletroduto na caixa deve estar alinha com vala, caso o contrário não terá como conectar o eletroduto a caixa de inspeção. Outro ponto importante, é que você deve colocar terra ao redor da caixa de inspeção, para que ela fique firme dentro do buraco.

Terceiro passo – Instalação da haste de cobre

O terceiro passo é inserir a haste de cobre bem no centro da caixa de inspeção, cravando-a no solo até que a ponta superior da haste atinja a metade da altura da caixa de inspeção.

Provavelmente você terá que bater com um martelo ou uma marreta na haste para crava-la no solo, coloque uma régua de madeira entre a haste e a ferramenta para que não danifique a haste de aterramento.

Dica – Preencha o buraco com uma solução de água e sal para facilitar no momento de inserir a haste de cobre no solo.




Quarto passo – Instalação do condutor terra

No quarto passo você deve passar o cabo terra pelo eletroduto, o cabo terra fará a conexão entre a haste de cobre e o barramento de terra na caixa de distribuição. O cabo terra deve ter uma bitola de mesma espessura do cabo fase ou até maior.

Decape o condutor com um estilete e fixe-o a haste de cobre. Você terá que utilizar um conector de haste de aterramento para prender o cabo a haste, aperte bem o conector com uma chave de boca.

Quinto passo – Finalização da vala e da caixa de inspeção

Agora, você deverá preencher a caixa de inspeção com brita até uma altura em que ainda seja possível ver o conector, depois tampe a caixa de inspeção.

Depois tape a vala que foi aberta, se for na parede tape-a com massa, se no solo utilize a própria terra escavada para tapar a vala, assim o eletroduto plástico estará coberto.




Sexto passo – Conexão do cabo terra ao barramento de terra

No quadro de distribuição você deverá conectar a outra extremidade do cabo terra ao barramento de terra. Do barramento de terra é que vamos fazer a distribuição para todas as tomadas e pontos de energia da casa.

Conclusão sobre como fazer um aterramento elétrico residencial

Viu? não é tão difícil fazer um aterramento elétrico residencial, mas caso você tenha alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários, assim poderemos estar te ajudando, obrigado por ler este artigo!

Fonte: https://www.mfeletrica.com.br/como-fazer-um-aterramento-eletrico-residencial/

Como fazer aterramento elétrico residencial passo-a-passo
5 (100%) 2 votes

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge